Pular para o conteúdo principal

Tarefa 6 - Bandeira do Brasil

6. Discutir o emprego das instruções quad, beginShape e endShape, rectMode e ellipseMode do Processing na construção da bandeira do Brasil, considerando a Lei Federal Nº 5.700

LF 5700, S. II, A. 5 - 01/09/1971

I - Para cálculo das dimensões, tomar-se-á por base a altura desejada, dividindo-se esta em 14 partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo.

II - A largura total será de 20 módulos.

III - A distância dos vértices do losango ao quadro externo será de um módulo e sete décimos.

IV - O círculo no meio do losango terá o raio de três módulos e meio.



Código:

float altura = 300;
float m = altura/14;

void setup(){
  size(800,600);
}

void draw(){
  //retangulo
  noStroke();
  fill(0, 156, 59);
  rectMode(CENTER);
  rect(width/2, height/2, m*20, m*14);
  
  //losango
  fill(255, 223, 0);
  beginShape();
  vertex((width/2)-(m*8.3), height/2);
  vertex((width/2), height/2-(m*5.3));
  vertex((width/2)+(m*8.3), height/2);
  vertex((width/2), height/2+(m*5.3));
  endShape(CLOSE);
  
  //circulo
  fill(0, 39, 118);
  ellipseMode(RADIUS);
  ellipse(width/2, height/2, 3.5*m, 3.5*m);

}




De acordo com a Lei Federal No 5.700 deve-se definir uma altura para a bandeira e desta altura retirar a medida principal dividindo-a por 14, essa medida que servirá de base para todos os tamanhos e posicionamentos das figuras da bandeira, chamarei de módulo, este deve ser float, pois quase nunca o resultado da divisão por 14 será um número inteiro. Nesse código trabalhei com uma bandeira de altura 300 pixels, portanto módulo = 300/14.

Para criar o retângulo utilizei as funções noStroke() e fill() para retirar a borda e preencher o retângulo com o verde da bandeira, respectivamente. A função noStroke() só foi usada essa única vez, pois funciona para todas as figuras abaixo do comando. Usei o rectMode(CENTER) para que facilmente o retângulo fosse posicionado no centro da tela.

Para iniciar o losango, usei o fill() para pinta-lo de amarelo e utilizei os comando beginShape(), vertex() e endShape() para desenhar o losango na tela. Os três comandos são realizados em conjunto afim de desenhar qualquer tipo de polígono, pontos ou linhas na tela, beginShape() como o nome sugere, inicia a sequência de vértices que serão desenhados pelo comando vertex(), e no fim temos o endShape() para sinalizar que aquela figura esta completa. Essa figura também poderia ser construída a partir da função quad() que é utilizada para desenhar quadriláteros no geral, regulares ou irregulares, recebe 8 ou 4 pares de parâmetros, cada par corresponde a coordenada de um vértice da figura, primeiro o eixo X, depois o eixo Y.

Depois, partindo para o circulo, usei o fill() para que ele ficasse azul, e o ellipseMode(RADIUS) para definir o raio horizontal e vertical da elipse, mantendo-a no centro da tela.

Resultado:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tarefa 7 - Proporção áurea e Fibonacci

7. Apresentar e discutir a relação estabelecida entre a sequência de Fibonacci e a noção de proporção áurea. A proporção áurea ou número de ouro, é uma constante real algébrica irracional em formato de dizima, ou apenas, um número que simplesmente é encontrado na forma de diferentes coisas no nosso mundo, como os filamentos de folha, girassóis, conchas de caracóis, furacões, ondas no mar e até nas proporções do corpo humano. Uma forma gráfica de obter a proporção é partir de um quadrado, dividindo-o em duas partes, dessa vez iguais, usando uma reta vertical central e usar a parte direita para conseguir uma diagonal que começa no canto inferior esquerdo e termina no superior direito dessa mesma parte, gira-se esta diagonal até a base da figura e constrói-se um retângulo áureo a partir dessa nova largura. Leonardo de Pisa ou Fibonacci foi o primeiro grande matemático europeu da Idade Média e durante seus estudos, descobriu propriedades únicas de uma sequência específica de ...