Pular para o conteúdo principal

Tarefa 3 - Farbstudie Quadrate

3. Apresentar o desenvolvimento de uma aplicação que, empregando laços, gere quadros com uma função que replica um bloco formado por um quadrado e três círculos coloridos. A aplicação deve receber a quantidade de blocos por linha e coluna por duas variáveis globais.



Farbstudie Quadrate, 1913, Wassily Kandinsky


Código:

int Linhas = 3;
int Colunas = 4;


void setup() {
  size(800, 600);
  
  for (int i=1; i<360; i+=120){
    for (int j=1; j<480; j+=120) {
       bloco(j, i);
  }
}

 posicao(360,480);
  
}

void bloco(int x, int y) {
  fill(random(256), random(256), random(256));
  rect(x,y,120,120);
  fill(random(256), random(256), random(256));
  ellipse(x+60, y+60, 100, 100);
  fill(random(256), random(256), random(256));
  ellipse(x+60, y+60, 70, 70);
  fill(random(256), random(256), random(256));
  ellipse(x+60, y+60, 40, 40);
}

void posicao(int L, int C){
}


Como mostrado em sala de aula, criei a função "bloco(int x, int y)" para desenhar um quadrado com 3 circulos dentro dele, cada um com cores randomicas. Depois criei a função "posição(int L, int C)" pois ela será usada para parar o loop dos laços que irei criar. As funções são do tipo "void" pois elas não retornam nada, são utilizadas apenas para mostrar algo na tela. Defini variaveis globais que representam a quantidade de linhas e colunas do quadro (int Linhas e int Colunas), 3 e 4, respectivamente. E, na função "setup()" fiz um "for" aninhado a mais um "for". No primeiro, fiz a inicialização das linhas e no segundo, a das colunas e em seguida chamei a função "bloco" que criamos anteriormente para que ela entre nesse laço, gerando varios blocos e nao apenas um. E então, como dito anteriormente, chamei fora do "for", a função posição.

Resultado:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tarefa 7 - Proporção áurea e Fibonacci

7. Apresentar e discutir a relação estabelecida entre a sequência de Fibonacci e a noção de proporção áurea. A proporção áurea ou número de ouro, é uma constante real algébrica irracional em formato de dizima, ou apenas, um número que simplesmente é encontrado na forma de diferentes coisas no nosso mundo, como os filamentos de folha, girassóis, conchas de caracóis, furacões, ondas no mar e até nas proporções do corpo humano. Uma forma gráfica de obter a proporção é partir de um quadrado, dividindo-o em duas partes, dessa vez iguais, usando uma reta vertical central e usar a parte direita para conseguir uma diagonal que começa no canto inferior esquerdo e termina no superior direito dessa mesma parte, gira-se esta diagonal até a base da figura e constrói-se um retângulo áureo a partir dessa nova largura. Leonardo de Pisa ou Fibonacci foi o primeiro grande matemático europeu da Idade Média e durante seus estudos, descobriu propriedades únicas de uma sequência específica de ...